O Pré-Vestibular Social (PVS), projeto da Fundação Cecierj, vai lançar mais uma ferramenta para auxiliar os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na próxima quarta-feira (18/11), às 19h, no canal do Youtube do PVS, os coordenadores de Redação do PVS vão mostrar como preparar a redação perfeita. O tema escolhido para a estreia do programa “Redação Nota 1000″ foi saneamento básico”. A live terá ainda a participação da equipe de Geografia debatendo o tema.
“A Educação foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia e manter o aprendizado e o engajamento dos alunos foi um grande desafio. O PVS da Fundação Cecierj tem feito um trabalho muito interessante com o auxílio da tecnologias para manter a preparação para o Enem e também para outros vestibulares, como o do Consórcio Cederj. O uso de algumas ferramentas, inclusive, permitiu que alunos não matriculados tivessem acesso ao material produzido pela equipe do projeto. Agora, com o programa Redação Nota 1000, o PVS traz mais uma novidade e experimenta o formato do ao vivo para se aproximar ainda mais dos estudantes”, comenta a secretária de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro.
A redação, além de ser a única prova em que é possível tirar nota 1000, é etapa importante do Enem e tem peso relevante para o cálculo da nota de cada participante. Por isso, o estudante tem que estar atento às suas características e exigências. A redação é composta por um tema, que será tratado nas lives do “Redação Nota 1000” de forma interdisciplinar com a participação da equipe de todas as disciplinas.
“O Redação Nota 1000 é mais uma estratégia que o PVS elaborou para manter o aprendizado e o vínculo com os estudantes e nossa ideia é fazer outras lives com aulões e mesas de debate envolvendo outras disciplinas. Por conta da pandemia, nós tivemos que suspender as aulas presenciais e iniciamos, já em março, a produção de vídeos com o conteúdo das disciplinas. Passamos depois a converter para áudio, acompanhado de um resumo da aula, para os alunos com baixo acesso à internet. Outra novidade foi compartilhar todo esse material com quem não estava matriculado no PVS. Para isso, nós usamos o Google ClassRoom e estamos com mais de dois mil inscritos. Agora, na reta final da preparação do Enem, nós vamos dar dicas de como tirar a nota máxima na redação”, explica Luiz Bento, diretor do PVS.
Já são mais de 300 vídeos produzidos pelos mediadores e coordenadores de disciplina, que contam com tradução para libras, sobre os temas mais importantes para as provas, além de um vídeo semanal com dicas de como estudar em casa e se preparar para as provas. Sempre que um material novo é postado no canal do Youtube, os alunos recebem um aviso pelo Telegram, que foi mais um canal de divulgação criado para o compartilhamento dos materiais didáticos do PVS. Desde 2003, o Pré-Vestibular Social atende aproximadamente sete mil alunos por ano, em todo o Rio de Janeiro, no preparatório para as provas de acesso às universidades. Atualmente, o PVS tem cerca de 4000 alunos ativos, o que significa estarem acompanhando o envio do material e em contato direto com os mediadores.