O Museu Ciência e Vida preparou uma programação especial para a 14ª Primavera dos Museus, que acontece de 21 a 24 de setembro, e terá transmissão pelas redes sociais do espaço, que é vinculado à Fundação Cecierj. Por conta da pandemia da Covid-19, centros culturais precisaram voltar seus trabalhos para o mundo digital e, para refletir sobre esse momento, o tema deste ano é “Mundo digital: Museus em Transformação”. A organização é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem o objetivo de dar visibilidades a esses locais e promover o intercâmbio entre as instituições de memória e a sociedade.
“É muito importante que um espaço museal localizado na Baixada Fluminense esteja participando de um evento que promove os museus brasileiros. Particularmente nesse contexto em que as ferramentas digitais e as redes sociais se tornaram ainda mais relevantes por conta do isolamento social provocado pela Covid-19. Diante desse desafio, o Museu Ciência e Vida, que completou dez anos em julho, produziu novas práticas, como a virtualização do local e a realização de “lives”, comentou o professor Robson Coutinho Silva, vice-presidente Científico da Fundação Cecierj.
Na programação, a educadora Renata Sant´Anna vai trazer as ações on-line do Museu de Arte Contemporânea (MAC) no contexto da pandemia, e Rogério Wanis, pesquisador do programa de pós-graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai falar sobre sua experiência na Amazônia. Já o ‘De Frente com Cientistas’, pela primeira vez em formato digital, será com o neurocientista Stevens Kastrup Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, o público poderá matar as saudades do Planetário do Museu Ciência e Vida com a estreia de uma série de vídeos sobre culturas e astronomia.
Confira a programação:
21 de setembro
19h
Fazendo arte
Renata Sant´Anna vai dividir sua experiência com ações de arte on-line no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Autora de vários livros de artes para criança, a educadora discutirá as ações desenvolvidas no museu durante o período de pandemia, as dificuldades encontradas e o retorno que recebeu do público infantil.
Acesso em: instagram.com/museucienciaevida
22 de setembro
15h
De Frente com Cientistas
A neurociência é o estudo do cérebro, mas não está limitada apenas a esse órgão, podendo envolver também transtornos mentais, doenças como a zika e o potencial das células-tronco. Todas essas áreas são parte das pesquisas realizadas pelo neurocientista Stevens Kastrup Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participante do ‘De Frente com Cientistas’.
Acesso em: instagram.com/museucienciaevida
23 de setembro
19h
Conversando sobre ensino de física na Amazônia
Rogério Wanis, pesquisador do programa de pós-graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai falar sobre sua experiência na Amazônia, as características da comunidade onde viveu e as particularidades que envolvem o ensino nessa região, especialmente sobre o de Física.
Acesso em: instagram.com/museucienciaevida
24 de setembro
15h
O céu na Janela
Se tem algo que é comum a todos os cantos do nosso planeta é o céu, mas não significa que ele seja igual para todos que o observam. Nessa série de vídeos, vamos conhecer povos nos cinco continentes e as conexões astronômicas que cada um deles faz. A estreia é no dia 24 de setembro com vídeo que explora o céu dos indígenas brasileiros Guarani M’byá.
Acesso em: YouTube do Museu Ciência e Vida